Deslize -

Deslize - E você é capaz. Para isso, não se incomode com coisas pequenas, com obstáculos que aparecem do nada, com gente que não vale a pena. Simplesmente leve a sua vida de acordo com os seus valores, seguindo a trilha da sua consciência. Não se deixe levar pela irritação, a raiva; não aceite provocações, não se incomode com a opinião de pessoas mal intencionadas. Não caia nessas armadilhas - é só desgaste e perda de tempo. Agir assim é um desafio diário, mas vale a pena.
- Chuck Palahniuk -

14 março 2009

Body


Escrito por Silviane Vezzani. Fisioterapeuta, chefe e ídolo.
Foi publicado na coluna dela na Sul Sports.

O Zé Pedro Goulart é paciente da clínica e gênio com as palavras.

Aproveitem. Vale a pena.

Usem e abusem do seu corpo. Ta bom, não abusem tanto.




O Chato e O Prazeroso


"O prazer cobra um preço. Às vezes muito alto. Foi mais ou menos assim que começou uma maravilhosa conversa com José Pedro Goulart, onde ele fez uma constatação que tudo que é prazeroso tem uma moeda, e levou este pensamento à atividade física, o que me fez pensar tanto que pedi autorização para tentar descrever sobre isto.
Para ele existe o exercício Chato no caso o Pilates e o Prazeroso no caso o tênis.
Chato, tipo: estudar anatomia, fazer dever do colégio, ler livros obrigatórios, passar fio dental nos dentes, entre mil outras. Chato no sentido de exigir concentração, disciplina, de emocionalmente, desafiar muito pouco, tem que ser lento, tem que ser meticuloso e acima de tudo, tem que ser feito.
Prazeroso, tipo ir ao seu limite, desafiador, ter uma estratégia para executar a tarefa, competitivo, não pensar no corpo e sim no jogo.
Jogando isto na atividade física, podemos dizer que chato é o exercício estabilizador, aquele que constrói o corpo, que dá alicerce para executar os movimentos sem grandes prejuízos, é o exercício que protege, mas exige muito do executor.
São exercícios que devem ser feito com consciência corporal, pois o disparo dos músculos estabilizadores é diferente, eles só atuam quando solicitados corretamente e ainda são de fácil substituição por outra musculatura. O simples fato de fazer mais rápido pode tirar eles do trabalho. O beneficio deste tipo de exercício é o alicerce que deixa no corpo, mantendo o corpo capaz de absorver mais carga, estabiliza as articulações, dá suporte para gerar mais potencia em atividades dinâmicas. A cada dia vemos mais preparadores físicos optarem por exercícios estabilizadores nos seus programas, principalmente em época de pré-temporada. Os chatos tem vários nomes: estabilização central ou Core (técnica de fisioterapia que visa recrutar o disparo correto dos músculos estabilizadores e organizar a linha de força corporal), Pilates ( grau acima da estabilização), Yoga, Powerstretching, musculação ( baixa carga e solicitar o fechamento de força das cinturas pélvica e escapular) entre outros.
O prazeroso, não precisa de tanta explicação, talvez entender porque ele cobra o preço alto. Poderia ser um preço bem baixinho. O fato é que o executor exagera, chamamos que ele sai do “guarda chuva”, ou seja, sai da proteção e entra na faixa de risco. Bem, ai não adianta chorar. Também é preciso entender que todo o esporte lesiona, mas ficar só vendo televisão (prazer de alguns) também, preferível lesão por esforço do que por desuso. O correto é conhecer o seu limite, o tamanho do seu guarda chuva, e ficar jogando dentro dele, para aumentar este limite, temos que voltar para os chatos, preparar o nosso corpo para receber mais carga. Parar de jogar, desistir do esporte não é a melhor solução, adaptar mente e corpo, acho que é a equação correta.
O prazeroso sem o chato é perigoso, mas o chato sem o prazeroso não tem razão de existir. Amplie o seu guarda chuva, deixe o chato fazer parte da sua vida e com certeza o prazer será maior."

Um comentário:

Anônimo disse...

A mocinha e Genia.
Que orgulho da chefinha hein!!!