Deslize -

Deslize - E você é capaz. Para isso, não se incomode com coisas pequenas, com obstáculos que aparecem do nada, com gente que não vale a pena. Simplesmente leve a sua vida de acordo com os seus valores, seguindo a trilha da sua consciência. Não se deixe levar pela irritação, a raiva; não aceite provocações, não se incomode com a opinião de pessoas mal intencionadas. Não caia nessas armadilhas - é só desgaste e perda de tempo. Agir assim é um desafio diário, mas vale a pena.
- Chuck Palahniuk -

16 agosto 2010

Barba, cabelo e bigode.


Esses dias li um texto genial sobre barba.
Me senti (por mim mesmo) obrigado a escrever sobre o assunto.
Assunto este, que vem sendo recorrente nos meus dias.
Eu não sei exatamente quando eu comecei a não passar mais aquela gilete no meu rosto, mas certamente faz algo por volta de dois meses. E a gente vai conhecendo as inúmeras funções que uma barba pode ter.
A mais óbvia é o aquecimento do rosto, mas esse quesito não deve ser levado em consideração no exato momento, pelos simples fato de que estamos no auge do verão californiano – que diga-se de passagem, é uma mentira, pr'aqueles que acreditavam no sonho americano. Mas, de qualquer maneira, não ando precisando esquentar meu rosto, apesar do vento gelado que temos todos (sim todos) os dias no fim da tarde.
Nestes últimos tempos, tenho aprendido que uma coisa que faço muito bem é deixar crescer uma barba, com todos os cuidados, precauções e paciência que este ato demanda. Muito provavelmente isto não deve ser algo que se aprende, mas um dom.
Bom, outra função que vem se tornando evidente é o envelhecimento. Com certeza, sem a barba eu não pareço ter 25 anos de idade. Nesse momento eu me torno apto a ter a idade que eu desejar entre 20 e 30 anos. Aqui na América se pede identidade por não ser permitida a venda de bebidas alcoólicas para menores de 21 anos, em qualquer lugar. Enquanto um homem sem barba, sou solicitado praticamente todas as vezes que tento uma cerveja ou um whisky, mas agora a coisa mudou de figura, além de não me pedirem nada, ainda me chamam de senhor. Trata-se, claramente, de um elemento que traz respeito e credibilidade.
Mas, sem dúvida alguma, a melhor função da barba aparece ao ser indagado sobre alguma coisa. Imagine-se sendo perguntado sobre alguma coisa qualquer. Agora responda essa pergunta. OK, pode ter sido uma boa resposta. Mas agora tente de outra maneira: Ao receber a pergunta, escute atentamente, agora alise sua barba, com uma expressão pensativa. Agora responda. A alisada na barba dá um peso e um respaldo para sua resposta que nenhum outro gesto consegue dar.
Em termos puramente sociais, uma barba pode ser comparada a um terno.
É preciso estar preparado para comentários, apelidos e retaliações. Mas digo a vocês que vale a pena. O valor de uma penteadinha no bigode com os dedos é inestimável.

4 comentários:

genaro_loco disse...

brilliant!

Mami disse...

Demais Dudi!!!

fer disse...

Ahahahahaah. E meninos de barba são muito mais bonitos, diga-se de passagem. It's a win-win situation.

w disse...

TED, BEARD UP!