Deslize -

Deslize - E você é capaz. Para isso, não se incomode com coisas pequenas, com obstáculos que aparecem do nada, com gente que não vale a pena. Simplesmente leve a sua vida de acordo com os seus valores, seguindo a trilha da sua consciência. Não se deixe levar pela irritação, a raiva; não aceite provocações, não se incomode com a opinião de pessoas mal intencionadas. Não caia nessas armadilhas - é só desgaste e perda de tempo. Agir assim é um desafio diário, mas vale a pena.
- Chuck Palahniuk -

22 outubro 2007

Reflection

É incrível como o desuso faz a capacidade de qualquer coisa diminuir.

Mil anos que não escrevo. Mil anos que não me expresso assim, desse jeito, que pra mim é o melhor jeito de todos.

O fato é que a vida dá mil voltas e as pessoas mudam como se nunca tivessem sido outras totalmente diferentes. E eu sempre disse o contrário. Dizia que as pessoas não mudavam, que, a menos que realmente se esforçassem e vissem que aqueles não eram os melhores valores, ou pelo menos mais adequados à sua vida, elas não deixavam de ser de uma maneira para serem de outra diferente. Defendia com unhas e dentes a idéia de que quem fez, fará, e de que quem foi, será.

Vem de berço. Sim, grande parte de tudo que pensamos e sentimos vem do colo da mãe e dos braços do pai. Mas não tudo. As pessoas vivem cercadas de outras pessoas, elas interferem nas vidas umas das outras o tempo inteiro. E é aí que aparecem as mudanças. Muita gente influencia na nossa vida e a gente nem percebe, até que se dá conta que mudamos. Mudamos para melhor, mudamos para pior. Mas quem sabe o que é pior e o que é melhor? Melhor pro João, pior pro José. Melhor pra mim, pior pra ele. O meio passa nos influenciando e nos dizemos pouco ou nada influenciáveis. O que as pessoas pensam, o que elas falam, tudo nos toca, tudo nos pede uma resposta, mesmo que em silêncio.

Quero falar da minha família, quero falar dos meus amigos, quero falar de todo mundo que eu amo. Surpresa, eu falo de mim o tempo inteiro. Sou um deles, sou como eles, tenho parte deles em mim, sou parte deles e eles são parte de mim. Somos uma mescla de valores que nossos pais e nossos meios nos deram. Ajo como o pai do meu melhor amigo agia quando tinha 10 anos e nem sei o que ele fazia ou onde vivia. É sim, gerações são influenciadas por outras, filhos são influenciados por pais e os amigos pelos amigos.

Aprendi muita coisa nos últimos tempos. Os 50 anos em 5 do JK se fizeram dentro da minha cabeça. Cresci como nunca, aprendi como nunca, mudei como nunca. Idadezinha chave essa, eu sei, mas a coisa saiu do controle. Muita novidade, muita coisa nova pra pensar e decidir. Muita informação pra assimilar. E isso resulta numa baita mudança de valores. Idéias que me regiam, hoje passam por obsoletas. Velharias que têm de ficar guardadas num baú antigo de madeira e cadeado.

O que você não entende pode significar qualquer coisa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Só mudamos se quisermos. Senão, nossas historias se repetem. Exemplos não faltam por aí. Mas mudar é bom, e necessário. Isso.

Pijamas disse...

Escreve bem como a irma. So podia.