Deslize -

Deslize - E você é capaz. Para isso, não se incomode com coisas pequenas, com obstáculos que aparecem do nada, com gente que não vale a pena. Simplesmente leve a sua vida de acordo com os seus valores, seguindo a trilha da sua consciência. Não se deixe levar pela irritação, a raiva; não aceite provocações, não se incomode com a opinião de pessoas mal intencionadas. Não caia nessas armadilhas - é só desgaste e perda de tempo. Agir assim é um desafio diário, mas vale a pena.
- Chuck Palahniuk -

29 dezembro 2007

natalanonovo.com/peruabacaxi



Sexta antes do natal começou o feriadão de 11 dias. Acaba só na quarta depois do ano-novo. Onze dias com todo mundo fazendo muito nada. Maravilhoso.
Eu to dentro. Trabalhei 2 dias no feriadão. Em ambos tinha dormido depois das 3 da manhã. Acordo as 7. Depois aquela dormidinha justa de tarde.
Natal com criança é outro clima né? Muito massa. Um monte de presentes, bolas, bicicletas, cachorros... Aquela gritaria, os pequenos pulando, dançando, se divertindo horrores. Que coisa bem boa. Esse ano foi assim pra mim, fazia tempo. Adorei.

O que nunca muda são as incríveis, estranhas e repugnantes misturas de sabor que acontecem nessa época.
Quando Jesus Cristo nasceu, deram um peru ou uma ave que não existe - chester, tender, etc. - temperado com abacaxis, pêssegos, ameixas pretas e cerejas pra ele. Estas todas em calda, naturalmente. Acho que porque com certeza fica pior ainda do que se fossem frescas. E junto deram farofa temperada com passas de uva, aqueles deliciosos trequinhos pretos, murchos e secos que podem - e muito provavelmente devem - ficar armazenados durante meses ou anos em depósitos de supermercado. Tentaram dar tâmaras também, aquilo que se parece com barata. Mas tiveram que dar pros animais que estavam ali em volta. Parece que nem eles conseguiram comer.
Tudo que era salgado foi regado com uma boa quantidade de fios-de-ovos. De sobremesa inventaram um bolinho com gosto estranho e botaram um monte de frutas cristalizadas - que são piores do que as frutas em calda, e levemente menos piores que as passas de frutas. Chamaram panetone. Alguns anos mais tarde algum gênio resolveu substituir por gotas de chocolate. Eu acho que deve ter sido na páscoa, que em termos puramente gastronômicos, comparando com o natal... não, não ouso comparar.
Tem também as frutas oleaginosas. Aquelas castanhas, de caju, do pará, da índia, as avelâs, nozes, macadâmias, pistache, amêndoas, amendoins e todos esses piriris que têm basicamente o mesmo gosto.
Definitivamente, dia 24 de dezembro é o dia em que mais se come frutas. Particularmente, fujo como diabo da cruz (inoportuno este dito) dessas variações todas e como as frutas. Apenas frutas, como elas vieram ao mundo.

Ainda bem que existe champagne.

Feliz Natal.

4 comentários:

Pijamas disse...

HAHAHAHAH. BAH! Passas com coco? Aceitas?

Que demais. Tu realmente herdou o meu dom da escrita.

Dude, chega logo! Eu te amo, te amo e te amo muitoooooooooo!

Meu irmao mais lindo desse mundo.
Tua mana

Anônimo disse...

E eu adorei os piriris.

Anônimo disse...

Gênio!

Anônimo disse...

Dudi, maravilhoso, acho que dentro´de ti tem todos os tesouros que a humanidade tanto procura!
Achei!!!!ta tudo ai dentro de ti escondido pelo teu brilho. Beju pra ti meu maior parceiro! Não digo irmão pra Renatinha não ficar com ciume!
PS Que teclado de m....esse teu! Cade os acentos! agente fica parecendo analfabeto.....