Deslize -

Deslize - E você é capaz. Para isso, não se incomode com coisas pequenas, com obstáculos que aparecem do nada, com gente que não vale a pena. Simplesmente leve a sua vida de acordo com os seus valores, seguindo a trilha da sua consciência. Não se deixe levar pela irritação, a raiva; não aceite provocações, não se incomode com a opinião de pessoas mal intencionadas. Não caia nessas armadilhas - é só desgaste e perda de tempo. Agir assim é um desafio diário, mas vale a pena.
- Chuck Palahniuk -

13 maio 2009

Melhor é impossível.


Mania de você.
Música da Rita Lee que, inclusive, fala que nada é melhor do que não fazer nada. Não sei se nada mesmo, mas pouca coisa é melhor.
Ter mania de alguém é bom. Eu tenho. Mania de pessoas, sejam elas amores, amizades ou companhias apenas. Tenho mania de algumas delas.
Mas tem gente que tem manias diferentes.
João Cunha e Silva é um ex tenista português, hoje é técnico. Quando jogava, ele apresentava nada mais nada menos do que 11 cacuetes/manias/tiques. Isso na hora de receber o saque, porque antes de sacar eram 14. Arrumar a manga da camiseta, o cabelo, girar a raquete, puxar o calção... Como será que ele completava mais de uma dezena? No mínimo demorado o jogo ficava.
Quem me contou foi um tenista que é meu paciente. Ele diz não ter nenhum, apenas gosta de quicar a bolinha 3 vezes antes de sacar. E se quicar um pouco pro lado? Não vale, começa de novo. E têm de ser consecutivas? Sim, óbvio. Então precisar quicar a bola 3 vezes iguais, de maneira consecutiva e perfeita antes de sacar não é mania? Bom, esse mesmo paciente vai no banheiro e não encosta de jeito nenhum na maçaneta da porta do banheiro e nem na descarga. E ria de um cara que só tinha 14 manias a cada saque (sim, era em todos os saques).


Abre parênteses.
Só pra constar, é bem verdade que torneira, válvula de descarga e maçaneta de banheiros públicos são objetos extremamente burros. Todo mundo que ali vai, abre a calça, pega no seu comunicador entre a bexiga e o vaso, e depois dividem-se em alguns grupos, separados por locais de contato: Grupo 1 – Descarga, torneira e maçaneta. Grupo 2 – Descarga e maçaneta. Grupo 3 – Torneira e maçaneta. Grupo 4 – Maçaneta.
Os integrantes do Grupo 1 acham que são muito higiênicos, mas encostam nos três diferentes locais do (recém por mim) chamado “compartilhamento digital”. Os do Grupo 2 são os famosos que não lavam a mão depois do xixi, grupo este muito comentado entre as mulheres. Não menos comentado, agora no âmbito matrimonial, vem o Grupo 3, que não puxa a descarga. Grupos 2 e 3 encostam em dois locais de “compartilhamento digital”. Não têm a pretensão de achar que são higiênicos e, de fato, não o são. O Grupo 4 é considerado pela sociedade um grupo porco, este pessoal não lava a mão e não puxa a descarga. O fato é que este pessoal encosta apenas na maçaneta e, se pensarmos ainda mais a fundo, os Grupos 1 e 3 passaram pela torneira antes da maçaneta, o que coloca, em termos percentuais, o Grupo 4 em uma posição extremamente higiênica em comparação com todos os outros. Podemos ainda considerar um seleto sub-grupo do Grupo 4 que utiliza o oportunismo e aproveita/espera a entrada ou saída de alguém para não encostar em rigorosamente nada de dentro do banheiro. Intacto, limpíssimo.
Dica? Dê um tapinha nas costas ao invés de apertar a mão.
Fecha parênteses.


Sabem quando, depois da chuva, o chão da rua já está seco mas algumas folhas de árvore estão caídas e, embaixo e ao redor delas está molhado? Pois é, eu preciso tirá-las dali. Só de imaginar que dali a algum tempinho aquele trecho estará homogeneamente seco... que maravilha.
Desde que me conheço por gente (que caminha na rua) faço isso.
Não se assustem, mas imaginem a cena de hoje: Eu, saindo do psiquiatra, chutando todas as folhinhas úmidas do chão que conseguia.


“Mania de você/De tanto imaginar loucuras”

6 comentários:

walter in wonderland disse...

pelo menos a minha anarquia psicologica e aerea TAM, diga-se de passage

chapeleiro maluco disse...

passageMMMMMMMMMM
meu computador tava com fome.

Pijamas disse...

dudi, porque tu escolhe a opcao de aceitar os comentarios alheios antes que eles sejam postados? dai esse caquedo nao fica escrevendo ai em cima. --- Enfim, que massa o teu texto. Tu sempre escreve umas coisas legais que eu adoro ler. To com saudades de ti. Precisava de um papo daqueles nossos. Tu pode?
Te amo muito.
Da tua mana.

Mami disse...

Hahahahahaha...A - DO - REI!!!

Paola disse...

Como tem maniiias.
Adorei a historinha do banheiro.hahahah
beijo

Aline disse...

adorei o parentese. e a divisao dos grupos. tão diver te ler. :)
obrigada!