Deslize -

Deslize - E você é capaz. Para isso, não se incomode com coisas pequenas, com obstáculos que aparecem do nada, com gente que não vale a pena. Simplesmente leve a sua vida de acordo com os seus valores, seguindo a trilha da sua consciência. Não se deixe levar pela irritação, a raiva; não aceite provocações, não se incomode com a opinião de pessoas mal intencionadas. Não caia nessas armadilhas - é só desgaste e perda de tempo. Agir assim é um desafio diário, mas vale a pena.
- Chuck Palahniuk -

01 junho 2009

"O que importa é fazer o bem"


Essa é uma parte do discurso que escrevi pra minha formatura.

Foi demais ser orador da turma. Uma honra e tanto. Agradeço muito aos meus colegas que me escolheram.

Aquele dia foi lindo.

Passados alguns meses, tive vontade de dividir aqui.



"Descansar. Divertir-se. Comunicar-se. Planejar. Exercitar-se.
Lembremos sempre de descansar, isso é uma parte importante. Faz com que possamos produzir mais e melhor. Não é a toa que descanso também é fisioterapia, ele regenera, ele prepara pra próxima.
Divertir-se é essencial. Sorrir todo santo dia, de forma verdadeira, é imprescindível pra que possamos realizar nossos desejos, sejam eles profissionais ou pessoais. Estar com os amigos, dar risada a toa, cantar no banho, viajar no final de semana, ver um filme, ler um livro. A diversão, qualquer forma dela, se faz necessário pra sermos melhores pessoas.
Passemos adiante nosso conhecimento. Conheçamos mais e mais pessoas e, com todas elas, dividamos o que é nosso. Dividamos experiências e conhecimento. Conheçamos pessoas, reconheçamos pessoas. Conversar, ligar, falar, ouvir, observar, deixar ser observado. Comunicar-se é essencial.
Quanto ao futuro, planejemos. Tracemos objetivos, ideais, sonhos. Escrevê-los. Uma vez aprendi isso, facilita na hora de enxergar o que se busca. E busquemos o que nos faz feliz, o que sonhamos quando ainda éramos crianças e queríamos voar alto, até a lua, como astronautas. Voemos alto como fisioterapeutas. Planos feitos? Mãos a obra.
Exercitar-se. Isso sim eu passo adiante. Exercitemo-nos. A mente e o corpo. E não mintamos pra nós mesmos, exercitemos o nosso corpo, que é o que todo mundo pode ver que estamos fazendo. Sim, como fiscais mesmos. Exercitar a mente é só nosso, é o mínimo, e ninguém mais pode ver se o fazemos ou não. Vivamos saúde, ensinemos saúde, façamos saúde.


- Eu acredito em reinvenção. Reinventar o que já existe. Reinventar o que nos foi ensinado. Reinventar o que já vimos e já fizemos. Reinventar, refazer, redescobrir. Não reproduzir, não repetir.
Inovar. Pensar. Elaborar. Concentrar. Concentrar-se. Adaptar. Adaptar-se.


- E acredito também que o amor não pode acabar. O amor pelo colega, o amor pelo paciente, o amor pela família.
E que a saudade não pode acabar. A saudade dos tempos de colégio, dos tempos de faculdade, dos tempos da descoberta da anatomia, da fisiologia. A saudade de ajudar, de curar, de sanar. A saudade de fazer o bem. E, principalmente, a saudade do que amamos.

Um amigo me disse uma vez: "O que importa é fazer o bem".
Fazer o bem, colegas.
Gostaria realmente que ninguém esquecesse de fazer o bem, nunca. E a gente vai descobrindo o que é fazer o bem pra cada uma das pessoas que passar pela gente."

3 comentários:

Paola disse...

Eu sempre lembro desta frase.O amigo que falou para mim ela, foi tu.
Te amo

robipotrick disse...

"E que a saudade não pode acabar. A saudade dos tempos de colégio..." =D nostalgia!! Faz bem!!

Camila disse...

Chorei. Depois de bastante tempo...
É sempre bom "te ler".
Te amo!
=***